Twitter
Facebook ABE
Facebook Boletim ABE

Premiações

 

 Introdução

 Criado em 2002, o "Prêmio ABE" homenageia durante cada SINAPE - Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística, um(a) renomado(a) estatístico(a) brasileiro(a) que tenha contribuído de forma significativa para o desenvolvimento do ensino e da pesquisa em Estatística no Brasil. O(A) premiado(a) deve ter se integrado de forma ímpar à formação de capital humano especializado na área, através de orientação de dissertações e trabalhos científicos, ou que tenha sido membro atuante de iniciativas de grande impacto para os estatísticos do País, podendo ter se distinguido também pela presença constante e efetiva durante a existência da Associação Brasileira de Estatística (ABE). O "Prêmio ABE" objetiva estimular as atividades de reflexão e pesquisa em Estatística no Brasil e visa a fazer parte da história da ABE.

Regulamento

 Artigo 1 - A ABE instituiu o "Prêmio ABE" com fins de estimular a pesquisa pura e aplicada na área de Estatística e contribuir para a história da Ciência Estatística no Brasil.

 Parágrafo 1 - O "Prêmio ABE" será concedido a professores, pesquisadores e/ou profissionais vinculados a Instituições Brasileiras, que tenham se integrado de forma ímpar à formação de capital humano especializado na área ou que tenham se distinguido de forma significativa para o desenvolvimento da Estatística no País.

Artigo 2 - A Comissão Julgadora é composta pelos membros da Diretoria da ABE, pelos membros do Conselho Diretor da ABE (não incluindo os suplentes) e  pelo Coordenador do SINAPE.

Parágrafo 1 - Os membros da Comissão Julgadora terão um prazo máximo até 15 de abril do ano de realização do Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística para sugerir nomes que concorram ao prêmio.

Parágrafo 2 - No período de 16 a 30 de abril subseqüente, os membros da Comissão Julgadora escolherão o(a) premiado(a) por votação eletrônica, aberta a todos os membros desta comissão, sendo o Secretário Geral da ABE o responsável pela apuração e divulgação do resultado da premiação.

Parágrafo 3 - Somente uma pessoa será premiada em cada Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística.

Parágrafo 4 - No caso de empate entre duas ou mais pessoas, nova eleição será feita e terá como candidatos somente estas pessoas. Se após essa nova eleição o empate persistir, a decisão sobre o(a) premiado(a) será tomada pela Diretoria da ABE.

Artigo 3 -  Nenhum membro da comissão designada no Artigo 2o poderá ser agraciado com o "Prêmio ABE" durante o evento correspondente.

Artigo 4 - O "Prêmio ABE" será outorgado em cada Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística, durante sessão especial. O(A) agraciado(a) receberá uma placa comemorativa ao aludido prêmio.

Artigo 5 - A decisão da Comissão Julgadora é definitiva e irrecorrível, sendo tomada por maioria absoluta de votos.

 

 

ABE - Associação Brasileira de Estatística

Rua do Matão, 1010 - Sala 250A
05508-090 São Paulo - SP
Telefone: +55 (11) 3091-6261
E-mail: secretaria@redeabe.org.br
Horário de Funcionamento: Segunda à Sexta, das 8h às 11h e das 13h às 17h