Twitter
Facebook ABE
Facebook Boletim ABE

Premiações

 

 Introdução

Criado em 2002, o "Prêmio ABE" homenageia durante cada edição do SINAPE um Estatístico Brasileiro que tenha se dedicado, durante toda a sua carreira, no Brasil, ao ensino, pesquisa e orientação no campo da Estatística e que tenha contribuído de maneira significativa para o desenvolvimento da Estatística no país.

 A ABE concederá a cada dois anos, por ocasião da realização do SINAPE, os seguintes prêmios: a) Prêmio ABE b) Prêmio Melhor Tese de Doutorado c) Prêmio Melhor Dissertação de Mestrado d) Prêmio Melhor Trabalho de Iniciação Científica.

I. O Prêmio ABE será concedido ao Estatístico Brasileiro que tenha se dedicado, durante toda a sua carreira, no Brasil, ao ensino, pesquisa e orientação no campo da Estatística e que tenha contribuído de maneira significativa para o desenvolvimento da Estatística no país.

II. Candidatos ao Prêmio ABE poderão ser indicados por qualquer associado da ABE, ou por um grupo de associados, ou por qualquer entidade profissional ou científica com ação no âmbito da Estatística ou ciências correlatas. As indicações deverão ser devidamente fundamentadas.

III. O Conselho Diretor da ABE indicará uma Comissão formada por cinco membros para escolher o premiado dentre os indicados.

IV. Para os prêmios mencionados nos itens (b)-(c), poderão candidatar-se graduados nas respectivas modalidades, cujos títulos tenham sido obtidos em universidades brasileiras.O Conselho Diretor da ABE indicará Comissões, formadas por cinco membros, para escolher os premiados dentre os inscritos.

V. Poderão inscrever-se ao Prêmio de Melhor Trabalho de Iniciação Científica aqueles alunos de graduação que estejam inscritos nos programas de iniciação científica das universidades brasileiras ou que tenham realizado trabalho acadêmico e/ou científico sob supervisão (trabalho de conclusão de curso, por exemplo). O Conselho Diretor da ABE indicará uma Comissão de cinco membros para escolher o premiado dentre os inscritos

VI. A Diretoria da ABE estipulará, por meio de regulamentos, os prazos para inscrição ou indicação aos diferentes prêmios, bem como os prazos para que as comissões avaliadoras entreguem suas conclusões. Estipulará, também, as formas das diferentes premiações (diplomas, prêmio em dinheiro, medalha etc), bem como providenciará, junto à Comissão Organizadora do Sinape, as cerimônias de entrega dos prêmios.

 Receberam o Prêmio ABE  

 

 

ABE - Associação Brasileira de Estatística

Rua do Matão, 1010 - Sala 250A
05508-090 São Paulo - SP
Telefone: +55 (11) 3091-6261
E-mail: secretaria@redeabe.org.br
Horário de Funcionamento: Segunda à Sexta, das 8h às 11h e das 13h às 17h