Twitter
Facebook ABE
Facebook Boletim ABE

27/07/2018 - 10:08:05 - last_update: 30/07/2018 - 10:29:35

Estatística: Saiba mais sobre a graduação e onde cursar

Reunimos as principais informações sobre curso, mercado e faculdades

estatistica

A procura por profissionais formados em estatística é cada vez maior no mercado de trabalho. Com o avanço de empreendimentos relacionados principalmente à ciência de dados, os estatísticos vêm sendo valorizados. Não é à toa que, de acordo com pesquisa realizada pelo NUBE (Núcleo Brasileiro de Estágios), o estágio em estatística tem a segunda melhor média salarial do ensino superior (R$ 1564,83).

 

O curso

A graduação em estatística tem o objetivo de formar profissionais especialistas em matemática voltada para a coleta, análise e interpretação de dados numéricos. Assim, o estatístico é o profissional responsável por coordenar o levantamento de informações e criar bancos de dados. 

Dessa forma, o curso foca bastante em cálculo, fundamentado em disciplinas matemáticas como probabilidade, inferência estatística e estatística computacional. Por isso, é importante que aluno tenha disposição para se aprofundar em cálculos, senso de organização e facilidade com raciocínio lógico.

De acordo com o MEC, o curso de Estatística deve preparar o aluno para conhecer formas de planejamento de coleta de dados, aprender formas de medição das variáveis de sua área de atuação, produzir sínteses numéricas e gráficas dos dados, usar técnicas de modelagem e análise estatística, sugerir mudanças em processos através da análise de dados, entre outras capacidades.

Geralmente, o curso tem quatro anos de duração e oferece disciplinas como Equações Diferenciais, Probabilidade Avançada e Tópicos Avançados de Inferência Estatística.

 

Áreas de Atuação

Grande parte dos formados em estatística segue carreira acadêmica. No mercado de trabalho, porém, quem é formado pode atuar em diversos setores, que nem sempre estão relacionados diretamente com a matemática.

Por exemplo: na indústria, pode atuar analisando amostras colhidas em diferentes etapas da produção, com o objetivo de detectar possíveis erros e garantir a qualidade do produto final.

Outro campo de atuação é a bioestatística, no qual o profissional determina métodos e organiza dados de pesquisas na área de biologia ou saúde. 

No entanto, os principais mercados hoje estão em agências governamentais, empresas do setor financeiro e tecnologia, institutos de pesquisa, departamentos de marketing, grandes corporações e consultorias.

 

Faculdades Particulares

Atualmente, existem poucas instituições de ensino particulares que oferecem a graduação em estatística. De acordo com especialistas, isso acontece porque o índice de evasão é muito alto, o que não torna o curso interessante para faculdades particulares. 

Ainda assim, a ABE mapeou que a FMU e a Unicapital são as instituições privadas que oferecem o curso no país. 

 

Faculdades Públicas

Por outro lado, várias universidades públicas oferecem a graduação em estatística. Segue abaixo uma lista com todas as instituições:

Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal de Ouro Preto

Universidade Federal de Santa Maria

Universidade Estadual Paulista

Universidade Federal de Juiz de Fora

Universidade Federal de Mato Grosso

Universidade Federal de Campina Grande

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Universidade Federal de Goiás

Escola Nacional de Ciências Estatísticas

Universidade Estadual de Maringá

Universidade de São Paulo

Universidade Federal da Bahia

Universidade Federal de Pernambuco

Universidade Federal de Sergipe

Universidade Federal do Amazonas

Universidade Estadual de Campinas

Universidade Federal do Paraná

Universidade Federal da Paraíba

Universidade Federal do Piauí

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Universidade Federal de Minas Gerais

Universidade de Brasília

Universidade Estadual da Paraíba

Universidade Federal do Espírito Santo

Universidade Federal de São Carlos

 

Assessoria de Comunicação - ABE

imprensa@redeabe.org.br

ABE - Associação Brasileira de Estatística

Rua do Matão, 1010 - Sala 250A
05508-090 São Paulo - SP
Telefone: +55 (11) 3091-6261
E-mail: secretaria@redeabe.org.br
Horário de Funcionamento: Segunda à Sexta, das 8h às 11h e das 13h às 17h