Twitter
Facebook ABE
Facebook Boletim ABE

25/09/2018 - 10:13:52 - last_update: 25/09/2018 - 13:05:28

Inovação e conhecimento: veja como foi a abertura do 23º SINAPE e o que esperar da semana de atividades

Organizado pela ABE, evento é o maior encontro de estatística do Brasil


O 23º SINAPE teve início nesta segunda-feira, 24 de setembro, em São Pedro (SP). Com atividades planejadas para toda a semana, o evento reúne especialistas nacionais e internacionais, além de estudantes, para debater as diversas áreas da estatística.

O tema desta edição é “fronteira do conhecimento e inovação” que, de acordo com Francisco Louzada, presidente da Associação Brasileira de Estatística (ABE), é extremamente atual para a área. “O SINAPE, como maior evento de estatística no Brasil e, talvez, da América Latina, precisa abordar a inovação. Atualmente, nosso contexto está muito relacionado aos grandes bancos de dados, sua complexidade e influência na tomada de decisão. Por isso, precisamos atualizar os modelos e metodologias estatísticas e propor novas formas de lidar com essa quantidade de informação”, afirma Louzada, que também é coordenador geral do SINAPE.

Francisco Louzada Neto, presidente da ABE

Essa relação com o Big Data e a ciência de dados é, para outros pesquisadores, um dos temas mais importantes da estatística atualmente. Segundo Flávio Ziegelmann (UFRGS), integrante da comissão científica do SINAPE, ela aumenta a interação entre a estatística e outras áreas, sendo fundamental no desenvolvimento delas. “Isso aparece com apelo prático mais intenso em bancos e hospitais, que possuem grandes bancos de dados e podem ser aprimorados com o bom uso de Big Data”, explica.

“Esses termos estão muito populares no mercado e na academia, permeando, inclusive, outras áreas, como engenharia e computação. A estatística, como está no centro desse conhecimento científico, precisa liderar os avanços de Big Data e ciência de dados”, explica Julio Trecenti, presidente do Conselho Regional de Estatística da 3ª Região.

Mas não é somente esse o foco do SINAPE. Afinal, o termo “inovação” é muito mais amplo. É o caso da educação estatística, que também possui espaço nessa edição do evento. “Os cursos de graduação em estatística, hoje, ainda são muito parecidos com os da década de 1990. Precisamos inserir novas tecnologias e repensar nosso ensino”, afirma a pesquisadora Nancy Garcia, integrante da comissão organizadora do SINAPE.

Realizado a cada dois anos, o SINAPE existe desde 1974. Entretanto, mesmo em tempos de crise, a evolução no evento é notável. “Eu participo do SINAPE desde a segunda edição. Não somente em estrutura, mas em qualidade técnica, o evento é muito relevante cientificamente”, explica o pesquisador Gauss Cordeiro.

Gauss Cordeiro

“Para a ABE, é muito importante realizar o SINAPE. Mesmo nesse momento de crise, o evento é o mais importante para nós e, por isso, temos que manter a qualidade técnica. Esse ano, em especial, temos muitos pesquisadores jovens, trazendo ideias novas e, principalmente, inovando cientificamente. Isso mostra que o evento é muito relevante para a comunidade estatística”, completa Vera Lucia Tomazella, integrante da comissão organizadora do SINAPE e ex-presidente da ABE.

As atividades do SINAPE 2018 vão até esta sexta-feira, 28 de setembro. Na programação, estão conferências, sessões de pôsteres, minicursos e a Assembleia da ABE. Clique aqui e veja a programação completa.

Confira todas as fotos do primeiro dia do SINAPE 2018!

 

Assessoria de Comunicação - ABE
imprensa@redeabe.org.br

ABE - Associação Brasileira de Estatística

Rua do Matão, 1010 - Sala 250A
05508-090 São Paulo - SP
Telefone: +55 (11) 3091-6261
E-mail: secretaria@redeabe.org.br
Horário de Funcionamento: Segunda à Sexta, das 8h às 11h e das 13h às 17h