Twitter
Facebook ABE
Facebook Boletim ABE

04/12/2018 - 08:26:07 - last_update: 13/12/2018 - 04:02:30

BJPS completa 31 anos sob o comando da ABE

Maior periódico de estatística da América Latina reúne artigos de pesquisadores de diversos países

O Brazilian Journal of Probability and Statistics (BJPS) nasceu em 1987 e se consolidou como a principal revista científica da área na América Latina. Com circulação internacional, o BJPS é publicado pela Associação Brasileira de Estatística (ABE), em quatro fascículos anuais, aceitando somente artigos em inglês.

O periódico surgiu há 31 anos com o nome de REBRAPE – Revista Brasileira de Probabilidade e Estatística, encabeçado pelos pesquisadores Gauss Cordeiro e Djalma Pessoa (que foi o primeiro presidente da ABE).

Com as dificuldades naturais de um início de projeto, a dupla começou a montar um corpo editorial de nível internacional, entrando em contato com pesquisadores de todo o mundo.

Em paralelo, os pesquisadores Pedro Morettin e Júlio Singer também embarcaram no projeto, auxiliando a conquistar recursos solicitados junto ao CNPq, o que contribuiu para cobrir os custos dos iniciais do periódico. No início, Pedro Morettin era o Editor Chefe,  Gauss Cordeiro o editor de Teorias e Métodos, Júlio Singer o Editor de Aplicações.

“Era um trabalho de formiguinha, já que editores do tipo Tex e Latex estavam engatinhando em meados dos anos 80. Muitos dos artigos dos dois primeiros anos foram editados em Word e ChiWriter. Ademais, todo processamento dos artigos era feito por meio de cartas. Eu comprava selos do meu salário, já que não havia recursos para essa finalidade”, relembra Gauss Cordeiro.

O periódico, aos poucos foi ganhando seu espaço. Se no começo ele se restringia a publicações nacionais ou de pesquisadores da América Latina, mas com o tempo foi recebendo cada vez mais artigos internacionais. Com o surgimento da internet no Brasil, por volta de 1994, esse crescimento começou a ser acelerado.

Mas foi em 2008 que a revista deu um grande passo para a internacionalização. Sob a condução dos editores Silvia Ferrari (Editora Chefe), Nancy Garcia (Teoria e Métodos), Francisco Cribari Neto (Aplicações), o BJPS firmou um acordo com o IMS (Institute of Mathematics and Statistics), organização internacional que apoia o desenvolvimento da estatística e que edita algumas das principais revistas da área.

“Até então, o BJPS vinha sendo produzido de forma quase artesanal, com editoração dependendo do trabalho voluntário de alguns dos pesquisadores, inclusive no que tange ao trabalho de tipografia e manutenção de página web. A partir de maio de 2008, o BJPS passou a ser um ‘IMS supported journal’, e o IMS passou a ser o responsável pela distribuição, produção e marketing da revista”, explica Silvia Ferrari, uma das responsáveis por esse feito.

Daí em diante, a publicação passou por grandes transformações, colocando-se em patamar de competição com as maiores revistas da área: recebeu nova identidade visual e página web, passou a dispor uma plataforma online de submissão de artigos, recebeu uma versão online disponibilizada pelo Project Euclid e começou a ser divulgada e comercializada ao lado das grandes revistas editadas pelo IMS. Consequentemente, o BJPS passou a receber mais artigos de qualidade, o que permitiu a aumentar a produção de 2 para 3 fascículos anuais em 2010, e para 4 fascículos em 2012, quantidade esta que se mantém até hoje.

Atualmente, o BJPS tem Francisco Louzada como Editor-Chefe, Luís Renato Fontes como Editor de Teorias e Métodos e Ronaldo Dias como Editor de Aplicações. A publicação ainda conta com um corpo de mais de 40 Editores Associados brasileiros e estrangeiros. Sob o comando do atual Corpo Editorial, o BJPS se tornou um periódico auto sustentável, não dependendo mais financeiramente da ABE, nem dos órgãos de fomentos, para se manter; teve um aumento substancial em seu fator de impacto, passando de 0,42 para 0,82 em 2017; está sendo disponibilizado na  biblioteca digital JStor, que contém edições anteriores digitalizadas de periódicos acadêmicos; e se utiliza do iThenticate, uma tecnologia de detecção e prevenção de plágio, usada mundialmente por editores acadêmicos e instituições de pesquisa, para garantir a originalidade dos artigos submetidos ao periódico.

O BJPS conta com uma política editorial rigorosa para manter a alta qualidade dos artigos publicados. Todas as submissões passam por avaliação de especialistas externos, além de um dos Editores ou Editores Associados.

“É notório que o BJPS esta em uma trajetória ascendente, capitaneada por todos os nossos colaboradores: Editores, Editores Associados, revisores, autores que nos dão oportunidade de avaliar os seus manuscritos, e pela Equipe de Editoração do IMS”, completa Francisco Louzada.

Para encontrar mais informações sobre o periódico e acessar às últimas publicações, entre na página oficial do periódico.

Assessoria de Comunicação - ABE

imprensa@redeabe.org.br

ABE - Associação Brasileira de Estatística

Rua do Matão, 1010 - Sala 250A
05508-090 São Paulo - SP
Telefone: +55 (11) 3091-6261
E-mail: secretaria@redeabe.org.br
Horário de Funcionamento: Segunda à Sexta, das 8h às 11h e das 13h às 17h