Quem Somos

Associação Brasileira de Estatística foi criada em 1984, após vários anos de profícua discussão sobre sua viabilidade e oportunidade por parte da comunidade estatística nacional. Seu estabelecimento surgiu de maneira natural a partir da realização dos Simpósios Nacionais de Probabilidade e Estatística, iniciados no ano de 1974. Durante este período, que começa na sua fundação até os dias atuais, a comunidade Estatística experimentou um acentuado crescimento, quer a nível acadêmico, quer a nível profissional.

Hoje temos uma comunidade científica altamente produtiva e de reconhecido valor internacional. Esta comunidade científica convive harmoniosamente com um mercado de trabalho que vem se tornando, cada vez mais, seletivo e demandador de técnicas sofisticadas como ocorre, por exemplo, nas áreas de Finanças, Epidemiologia e Qualidade e Controle de Processos, entre outras.

Atividades da ABE

A fim de estimular a integração entre seus associados a ABE exerce algumas atividades.

Publica o boletim para disseminar as atividades da associação, de outros centros no país e no mundo, além de promover a discussão de temas relevantes para a profissão.

Organiza outros encontros nacionais tais como a Escola de Séries Temporais e Econometria (ESTE), Escola de Modelos de Regressão (EMR);

Edita, conjuntamente com o IBGE, a Revista Brasileira de Estatística (RBE);

Organiza o SINAPE – Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística a cada dois anos;

Publica o Brazilian Journal of Probability and Statistics (BJPS) duas vezes ao ano (junho e dezembro);

Patrocina outros encontros, como: Encontro Brasileiro de Estatística Bayesiana (EBEB) e outros eventos regionais.

Acordos e Parceiros

A ABE mantém acordo de reciprocidade com as sociedades científicas abaixo.